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Atlântico Sul ganha licitação e disputa construção de plataformas



Confirmada a construção de dez navios Suezmax com a conclusão da licitação da primeira etapa do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, por meio da assinatura do contrato com o consórcio Atlântico Sul. Um investimento de US$ 1,2 bilhão. A demanda será atendida pelo estaleiro mais moderno do Hemisfério Sul, localizado em Suape, com a capacidade de construir navios maiores que o Suezmax como o petroleiro Very Large Crude Carrier (VLCC) que chega a transportar até 320 mil toneladas.

O Atlântico Sul pode ampliar a produção. O estaleiro está na disputa pela construção de plataformas de petróleo que inicialmente seriam a P-55 e P-57. Cada uma com capacidade de produzir 180 mil barris/dia. Os recursos necessários ultrapassam US$ 1 bilhão. Na ilha de Tatuoca, as obras de acesso ao estaleiro já foram iniciadas. O projeto está orçado em US$ 220 milhões.

O consórcio constituído pelas empresas Camargo Corrêa (30%), Andrade Gutierrez(30%), Queiroz Galvão (30%), Aker Promar (10%) com a tecnologia da coreana Samsung, impulsionará a economia do Nordeste e particularmente de Pernambuco. “O empreendimento, no qual serão investidos US$ 170, possibilitará a geração de cinco mil empregos diretos e 25 mil indiretos”, informa o presidente de Suape.

Quanto ao contrato, estavam presentes à assinatura os representantes do consórcio e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Alexandre Valença, representando o governador José Mendonça Filho. “O Governo do Estado está investindo R$ 89 milhões em infra-estrutura para o estaleiro, tendo em vista o incremento da economia do mercado de trabalho pernambucano que o empreendimento possibilitará”, diz o secretário.

Programa - Ao todo, a Transpetro está encomendando 26 navios nesta etapa do Programa de Modernização da Frota. Os outros contratos foram assinados no dia 20 de junho, quando foram contratados 16 navios ao consórcio Rio Naval e aos estaleiros Mauá Jurong e Itajaí. De acordo com a Transpetro, o programa é prioritário para o Governo Federal por revitalizar um setor estratégico para a economia nacional. No ano passado, a empresa gastou US$ 10 bilhões com transporte marítimo, sendo que 96% desse valor foi pago a empresas estrangeiras das quais a Transpetro depende, devido ao sucateamento da frota de petroleiros brasileiros.


Fonte: banco de notícias do portal de Suape




 
 

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