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EAS REALIZA FLUTUAÇÃO DO ZUMBI DOS PALMARES


O Estaleiro Atlântico Sul realizou nesta sexta-feira (23.11) a flutuação (lançamento) do petroleiro Suezmax Zumbi dos Palmares. Esta etapa é um dos marcos mais importantes na construção da embarcação. O navio está com 100% da estrutura pronta, 80% do acabamento executado e todos os 237 equipamentos na posição final.

Para a operação, foi mobilizada uma força de trabalho de aproximadamente 300 funcionários do EAS, a fiscalização do armador (Transpetro) e a classificadora internacional responsável pela certificação do navio, o American Bureau of Shipping (ABS). A classificadora emitiu no dia 31 de outubro passado, a chamada “Liberação de Flutuação”, atestando que o Zumbi atende a todas as condições técnicas exigidas para a saída do dique seco. O navio será rebocado do dique – alagado até a equalização com o nível do mar - para o cais do EAS.

Após a atracação no cais, será completado o acabamento final e comissionamento da embarcação. O planejamento desta etapa envolve a conclusão da instalação dos equipamentos; a interligação de sistemas; a complementação elétrica, de instrumentação e do sistema do Plano de Segurança (prevenção e combate a incêndios), além da conclusão da pintura. Também serão realizados os serviços complementares na Casaria (cabine de comando, acomodações e passadiço), a instalação de âncoras e amarras, o comissionamento (teste e operação) de todos os equipamentos e a preparação para a entrega.

No primeiro semestre de 2013, o Zumbi sairá do cais para as provas de mar e, em seguida, para a entrega à Transpetro. A estimativa é de um contingente de 1.600 de trabalhadores envolvidos em todas as etapas de produção do Zumbi, do corte de chapas até a entrega ao cliente. O presidente do EAS, Otoniel Reis, destaca os avanços registrados na produção do segundo petroleiro da série encomendada pela Transpetro, no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF).

“Implementamos um processo amplo de reestruturação da empresa e investimos em treinamento contínuo de nossa mão de obra e em segurança. Isso se somou ao fato de nossos trabalhadores estarem mais experientes. O resultado foi mais produtividade”, afirma. “Também contamos com os dois pórticos Goliath de 1.500 toneladas em operação, permitindo que a embarcação fosse edificada a partir de nove megablocos, alguns deles com 2.750 toneladas, praticamente a capacidade máxima dos Goliath funcionando sincronizados. Com isso, ganhamos velocidade”, destaca.

Além do Zumbi dos Palmares, o EAS está construindo os Suezmax 3 e 4 do PROMEF. O navio C-003 está em fase de edificação, com cerca de 40 % da estrutura edificada. O Suezmax C-004 se encontra em fase inicial de montagem de blocos. Esses petroleiros têm as mesmas características: capacidade de 1 milhão de barris, porte bruto de 157,7 mil toneladas, as dimensões máximas para passagem no Canal de Suez, comprimento total de 274,2 metros e boca moldada (largura) de 48 metros. São os primeiros petroleiros produzidos no Brasil com o padrão das mais modernas embarcações para transporte de petróleo em operação no mercado internacional.


Petroleiro Zumbi dos Palmares
Capacidade: 1 milhão de barris
Porte bruto (peso da embarcação mais a carga máxima): 157,7 mil toneladas
Tipo de navio: Suezmax (tem as maiores dimensões para a passagem no Canal de Suez, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo)
Comprimento total: 274,2 metros
Comprimento entre perpendiculares: 264 metros
Boca moldada: 48 metros
Pontal moldado: 23,2 metros
Calado de escantilhões: 17 metros
Demanda de aço: 24,5 mil toneladas
Velocidade de serviço: 14,80 nós
Consumo de tinta na construção: 300 mil litros (estimativa)
Motor principal: Doosan 6S70ME-C7 – MCR 22.920BHP x 91 RPM (Licença Man)
Hélice de passo fixo
Número de segregações: 3




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