Fique atualizado com as novidades do Estaleiro Atlântico
Sul e da indústria naval brasileira.
Releases
Clipping
Newsletter

Releases

EAS INAUGURA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO


O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) dá um passo importante na formação contínua de seus colaboradores, com a inauguração do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH). O objetivo do centro é proporcionar ao quadro da empresa um processo de aprendizagem profissional permanente, em acordo com a estratégica de gestão do conhecimento do Estaleiro. O CDH foi inaugurado na quinta-feira (31/01), com a presença de diretores do EAS, lideranças e convidados.

“O CDH do EAS é um investimento para elevar o nível de formação e qualificação dos profissionais da região”, diz o presidente Otoniel Silva Reis. “Temos o propósito de investir nas pessoas, ampliando seus conhecimentos, talentos e potenciais. Portanto, explorem, contribuam, preservem e ampliem suas habilidades e competências, afinal o poder emana do conhecimento”, destaca.

“Antes tínhamos parcerias com a administração do Complexo de Suape e os cursos eram realizados nas centrais de nossos parceiros como o SESI ou o SENAI. Também tivemos um Centro de Treinamento voltado para a qualificação básica de nossos colaboradores da produção. Agora está tudo concentrado no nosso CDH, para aprimorarmos e capacitarmos nossos trabalhadores de forma contínua. É mais um marco para o crescimento da indústria naval de Pernambuco, pois isso vai facilitar e acelerar todo o processo de construção naval e offshore do nosso País”, destacou o diretor de Operações Integradas do EAS, José Roberto Freire, que apresentou uma palestra no evento de inauguração.

O CDH conta com três blocos. Os Núcleos Educacionais 1 e 2 são compostos por salas de aula, núcleo pedagógico, sala de reunião, sala de TI, arquivos, biblioteca e auditório. Já o Núcleo Educacional 3 é formado por laboratórios técnicos de solda, caldeiraria e tubulação, mecânica, elétrica, instrumentação, elétrica, metrologia e habilidades manuais. O Centro tem capacidade para atender 500 pessoas simultaneamente, numa área com cerca de 950 metros quadrados. Numa referência importante à história da empresa, está localizado numa estrutura onde funcionaram os primeiros escritórios do Estaleiro. “Aqui possuímos 13 salas, entre salas de aula e laboratórios, com capacidade de 20 a 60 alunos em cada uma. Todas climatizadas e equipadas para as necessidades de cada curso”, complementa José Roberto Freire.

As salas receberam nomes com referência à indústria naval, como Sala Proa, Sala Convés, Sala Leme, Sala Popa, entre outras. Além dos laboratórios, o espaço conta também com equipamento para treinamento de trabalho em altura e espaço confinado. “Já na primeira semana de fevereiro, foi iniciado o primeiro curso, de capacitação de Hidrojatistas, e em seguida teremos cursos de Solda, Montagem e Tubulação, dentro outros cursos técnicos. Também faremos formação de instrutores. A ideia é aprimorar o conhecimento dos nossos colaboradores e fazer deste centro um ambiente de aprendizagem que forma além de técnicos, pessoas nas suas competências globais”, explica a gestora responsável pelo CDH, Rejane Penteado.

“Tudo isso visa atender com conforto e qualidade programas como o de jovens aprendizes, como também capacitar os colaboradores que já estão aqui no EAS, mas que precisam ampliar seus horizontes profissionais”, ressalta a diretora de Suporte à Gestão de Pessoas, Mariângela Schoenacker.

"Considero o CDH importante para o desenvolvimento profissional permanente de todos os colaboradores, pois com treinamentos que a empresa ofereceu tive oportunidades que fizeram toda a diferença para a trabalhadora que eu sou hoje. E que essa iniciativa se repita e sirva de exemplo para outras empresas. É um investimento de quem está olhando para o futuro, vale a pena", afirma Ana Lúcia, a líder de Grupo Ana Lúcia. Ela integrou a primeira turma do então Centro de Treinamento do EAS, que entrou em operação em 2007.

Confira galeria de imagens em nossa intranet.





voltar
 
 

Estaleiro Atlântico Sul
Ilha de Tatuoca, s/n
Complexo Industrial Portuário Gov. Eraldo Gueiros - Suape
Ipojuca – PE – Brasil - CEP 55590-970 - Caixa Postal 56
Fone: 55 81 3311-7200 - Fax: 55 81 3311-7278

 

Escritório Rio de Janeiro
Av. Rio Branco, 53/4º andar – Centro
Rio de Janeiro – RJ – Brasil - CEP 20090-004
Fone: 55 21 2276-2300 - Fax: 55 21 2276-2327